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O que é um CRM?

5/25/2017

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Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente . Criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contacto com o cliente. Essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objectiva ajudar as campanhas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas actividades e interações com a empresa.
Podemos dividir o CRM em três partes ou tipos:
A parte operacional:
Que visa os canais de relacionamento, mas exatamente a criação de canais de vendas.
A parte analítica:
Como o nome já diz é a análise dos dados e informações, de forma que os dados gerem um conhecimento voltado para a criação de negócios e a parte de inteligência do processo que tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento dos seus hábitos.
A parte colaborativa:
Onde o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada no conhecimento e interação com o cliente.
Existe um grande desafio em conseguir fazer a integração entre os sistemas de CRM e os sistemas atuais de uma empresa, reunindo todas as informações obtidas nos mais diversos canais de vendas, agrupando tudo isso numa base de dados única e deixando disponível para todos os departamentos da empresa, lembrando sempre que o foco principal é o cliente.
Ao investir numa estratégia de CRM a empresa interage com todos os clientes, conhecendo os seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas direcionadas, tornando o atendimento mais personalizado conseguindo a fidelização do cliente.
Uma empresa consegue identificar clientes potencias e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contactos e transacções. CRM mantém seus clientes, aumenta a sua facturação, criar novos clientes e torna a sua empresa uma referência no mercado!
.

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