![]() Customer Relationship Management (CRM) é um termo em inglês que pode ser traduzido para a língua portuguesa como Gestão de Relacionamento com o Cliente . Criada para definir toda uma classe de ferramentas que automatizam as funções de contacto com o cliente. Essas ferramentas compreendem sistemas informatizados e fundamentalmente uma mudança de atitude corporativa, que objectiva ajudar as campanhas a criar e manter um bom relacionamento com seus clientes armazenando e inter-relacionando de forma inteligente, informações sobre suas actividades e interações com a empresa. Podemos dividir o CRM em três partes ou tipos: A parte operacional: Que visa os canais de relacionamento, mas exatamente a criação de canais de vendas. A parte analítica: Como o nome já diz é a análise dos dados e informações, de forma que os dados gerem um conhecimento voltado para a criação de negócios e a parte de inteligência do processo que tem como objetivo identificar as necessidades dos clientes através do acompanhamento dos seus hábitos. A parte colaborativa: Onde o foco é a obtenção do valor do cliente, fundamentada no conhecimento e interação com o cliente. Existe um grande desafio em conseguir fazer a integração entre os sistemas de CRM e os sistemas atuais de uma empresa, reunindo todas as informações obtidas nos mais diversos canais de vendas, agrupando tudo isso numa base de dados única e deixando disponível para todos os departamentos da empresa, lembrando sempre que o foco principal é o cliente. Ao investir numa estratégia de CRM a empresa interage com todos os clientes, conhecendo os seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas direcionadas, tornando o atendimento mais personalizado conseguindo a fidelização do cliente. Uma empresa consegue identificar clientes potencias e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contactos e transacções. CRM mantém seus clientes, aumenta a sua facturação, criar novos clientes e torna a sua empresa uma referência no mercado! .
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Julho 2017
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