Humanio
  • Home
  • Serviços
    • Marketing Digital
    • Web Design
    • Redes Sociais
    • Gamification
    • Fidelização
    • Desenvolvimento
  • Quem somos
  • Blog
  • Contactos
Imagem
​Gamification 
É o uso de técnicas de design de jogos que utilizam mecânicas de jogos e pensamentos orientados a jogos para enriquecer contextos diversos normalmente não relacionados a jogos. Tipicamente aplica-se a Gamification a processos e aplicações com o objetivo de incentivar as pessoas a adotá-lo ou influenciar a maneira como são usados.
De entre os objetivos da Gamification podemos destacar: tornar a tecnologia mais atraente, estimular os utilizadores adotarem comportamentos desejados,  mostrar um caminho para o domínio e autonomia, ajudar a resolver problemas sem ser uma distração, e tirar vantagem da predisposição psicológica humana de se envolver em jogos. Esta técnica pode encorajar as pessoas a realizar tarefas que elas normalmente considerariam desagradáveis, como completar questionários, fazer compras, completar formulários de impostos ou leitura de sites. Dados disponíveis de sites, aplicações e processos gamificados indicam potenciais melhoras em áreas como envolvimento dos utilizadores, retorno sobre investimento, qualidade de dados, prazos ou aprendizagem.

Técnicas
As técnicas de Gamification aproveitam-se dos desejos naturais por competição, cooperação, realização (obtenção de resultados), recompensa, auto-expressão, altruísmo e reconhecimento.
São soluções baseadas em pontos que recompensam as pessoas que partilham experiências ou desenvolvem tarefas em plataformas com um dashboard que permite identificar instantaneamente os resultados das ações desevolvidas.
Algumas das técnicas incluem:
  • Emblemas de conquistas
  • Níveis de conquistas
  • Classificação de utilizadores
  • Utilização de uma barra de progresso ou outra métrica visual que indica o quão perto as pessoas estão de completar certas tarefas que uma companhia está tentando encorajar, como completar um perfil numa rede social ou ganhando um prêmio por lealdade de frequência a lojas
  • Dinheiro virtual
  • Sistemas para premiar, recuperar, trocar ou presentear pontos
  • Desafios entre utilizadores
  • Incorporação de pequenos jogos casuais em outras atividades
Desde 2010 que a Gamification era usada por comerciantes e gestores de produto de sites, como uma ferramenta para envolver clientes, encorajando certos comportamentos desejados no uso do site. A Gamification é prontamente aplicável para aumentar o envolvimento em sites construídos sobre redes sociais virtuais. Aplicações da Gamification em negócios também estão a começar a aparecer. Os utilizadores recebem pontos ou emblemas por realizar uma variedade de ações, incluindo a partilha de links para perguntas e respostas no Facebook e Twitter. Utilizadores são premiados com diversos números de pontos por atividades que eles realizam em seus exercícios e ganham níveis baseados nos pontos acumulados. Os utilizadores também podem completar missões (conjunto de atividades relacionadas) e ganhar emblemas por suas realizações em marcos de boa forma.

Algumas outras aplicações de Gamification incluem:
  • Programas de formação de colaboradores
  • Atividades relacionadas ao bem-estar e cuidados pessoais
  • Sites de serviços financeiros
  • Compras online e presencial
  • Desportos radicais
  • Gestão de projetos
  • Melhorias nos programas de fidelidade
  • Ciência
  • Redes sociais
  • Questionários
  • Sustentabilidade
  • Centros de atendimento
  • Pesquisas de mercado
Especialistas antecipam que a técnica pode ser aplicada também a serviços de assistência médica, serviços financeiros, transporte, governo e outras atividades.


Powered by Crie o seu próprio site exclusivo com modelos personalizáveis.
  • Home
  • Serviços
    • Marketing Digital
    • Web Design
    • Redes Sociais
    • Gamification
    • Fidelização
    • Desenvolvimento
  • Quem somos
  • Blog
  • Contactos